SIMULADO II UNIDADE - EGITO E MESOPOTÂMIA

01-




Essa imagem revela uma das características políticas do Egito Antigo - O símbolo político do Egito Antigo era o
A) escriba.
B) faraó.
C) nonarca.
D) sacerdote.

2- Observe a imagem: O profissional ao lado desenvolve um importante trabalho para o processo da investigação histórica. Esse profissional é o

A)   historiador.
B)    paleontólogo.
C)    arqueólogo.
D)   museólogo.



3 - Observe a imagem.


A pintura rupestre é considerada uma fonte histórica porque são
A)    registros da tradição oral das primeiras comunidades humanas que não conheciam a escrita.
B)    objetos e utensílios criados pelo ser humano para facilitar a vida dentro e fora das cavernas.
C)    experiências humanas registradas em documentos escritos de diversos materiais como argila.
D)    vestígios deixados pelos seres humanos nas paredes ou nos tetos de cavernas ou grutas.

4 - Observe a imagem do grande Zigurate de Ur, na Antiga Mesopotâmia. Essa região faz parte do Iraque.





O Zigurate era:
A) a residência do rei e sua família que, quase sempre, eram as construções mais importante da cidade.
B)  o local onde se produziam os artesanatos da cidade: objetos de pedra, cerâmica e ouro.
C)  o templo mais importante de cada cidade, considerado morada dos deuses.
D) a cidade fortificada para prisioneiros de guerra, que poderiam viver livremente dentro dos seus limites.

5 - Apesar de a mitologia mesopotâmica ser ampla e complexa, seus deuses se organizavam em uma hierarquia clara, de acordo com a influência de seu poder. Os mais importantes eram: An (deus do céu), Enlil (deus do ar), Enki (deus da água) e Ninhursag (mãe-terra). Foram eles que, através de suas palavras, teriam criado o mundo. Desse mito talvez tenha nascido a crença no poder das palavras divinas.
Os filhos desses deuses estavam um degrau abaixo na escala de poder divino. Eram milhares de divindades, cada uma responsável por um aspecto do mundo, por uma parte do universo, agindo com o intuito de manter em funcionamento o plano iniciado por seus pais.

Dentre as diversas características da religião mesopotâmica, o texto retrata:
A)    A crença em demônios, que tinham as mesmas características de deuses, mas para o mal.
B)    A crença em adivinhação como solução para os problemas que perturbassem a humanidade.
C)    O cuidado em sepultar os mortos e realizar sacrifícios em sua memória.
D)    O politeísmo que significava a adoração de vários deuses e deusas.

6 - Os antigos já diziam: se não fosse o rio que corta e dá vida ao deserto, a história do Egito teria virado pó.
O trecho acima se refere a qual rio?
A)    Eufrates
B)    Tigre
C)    Nilo
D)    Jordão

7- Tendo como referência a pirâmide, na sociedade egípcia
a) os escribas pertenciam a elite dominante do Antigo Egito, pois apesar de não saberem ler e escrever, eram os proprietários das melhores terras egípcias.
b) os escravos representavam a maior parte da mão de obra egípcia, e a origem da escravidão está relacionada com as guerras vencidas pelo Egito.
c) os camponeses  representavam uma pequena parte da sociedade egípcia, pois a maior parte da população do Egito Antigo vivia em áreas urbanizadas.
d) o faraó tinha poder supremo, mas contava com um aparato burocrático, religioso e militarpara conseguir governar o extenso império egípcio.

8-

Na imagem aparece o Deus Egípcio Anúbis que participa de um ritual de
A)    coroação do sacerdote para assumir o poder.
B)    mumificação do faraó para a vida após morte.
C)    adoração de um escriba para entrar no templo.
D)    preparação de um escravo para o sepultamento.

9- Quais dos principais povos da Antiguidade, habitaram a região da Mesopotâmia?
b)    Egípcios, gregos, romanos e hunos.
c)    Babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios.
d)    Visigodos, burgúndios, ostrogodos e vândalos.

10-  O que foi o Código de Hamurábi, criado na Babilônia?
 a) Conjunto de leis que organizava o comércio na região da Mesopotâmia.
 b) Conjunto de leis criadas pelos assírios, cujo objetivo era educar a população mesopotâmica.
 c) Conjunto de leis criadas pelo rei Hamurabi que definia punições severas a quem cometesse crimes.
 d) Conjunto de leis que tinha como objetivo principal cobrar impostos da população.

11- Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade?
a)    A presença do deserto do Saara que favoreceu o estabelecimento de aldeias na região.
b)    A existência de uma densa floresta tropical no nordeste do continente africano.
c)    A existência do rio Nilo que possibilitou a prática da agricultura em suas margens, a pesca e o uso de suas águas para diversas finalidades.
d)    O clima subtropical e o alto índice pluviométrico (índice de chuvas) no território egípcio, favorecendo a agricultura na região.

12 - "Salve, ó Nilo (...) regas a terra em toda parte, ó deus dos grãos, senhor dos peixes, produtor do trigo e da cevada (...) Logo tuas águas se erguem (...) todo ventre se agita, o dorso é sacudido de alegria e os dentes rangem."
          O trecho acima celebra:
a)  o Egito, região quente e seca como o Saara;
b)  a crença numa vida de além-túmulo;
c)  o relativo isolamento do vale, limitado pelos desertos da Arábia e da Líbia;
d)  o poder criador do regime das cheias e das vazantes do rio Nilo, que deixavam no solo um lodo de grande fertilidade.

13 -  As pirâmides são:
a) O túmulo exclusivo do faraó
b) O túmulo do faraó e sua família
c) A residência do faraó
d) A residência do faraó e sua família

14-  A vida econômica egípcia era bastante movimentada, apesar do deserto, a agricultura, a pecuária e o comércio se desenvolveram com grande esplendor (riqueza). Porém, isso só foi possível graças a um controle rígido e autoritário. Esse comando era exercido pelo:
a) Exército
b) Sacerdote
c) Faraó
d) Rio Nilo

15- Qual das alternativas abaixo apresenta características da sociedade do Egito Antigo?
A - O poder era concentrado nas mãos do faraó. A sociedade também era composta por sacerdotes, militares, escribas, comerciantes, artesãos, camponeses e escravos.
B - Os escribas tinham muito poder na sociedade egípcia, mais do que o faraó, pois sabiam ler e escrever. Os sacerdotes tinham pouca importância social, pois a religião não era muito valorizada pela sociedade egípcia.
C - A maior parte da sociedade era composta por escravos, que apesar de serem comercializados como mercadoria tinham vários direitos sociais. 
D - O faraó era eleito pelo povo egípcio para um mandato de 4 anos. Nas eleições egípcias todos podiam participar, menos os escravos e os camponeses.


Gabarito
1 – b
2 – c
3 – d
4 – c
5- d
6- c
7- d
8- b
9- c
10- c
11- c
12 – d
13 – a
14 – c

15 – a 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO AVALIAÇÃO - EGITO (6ano)

AVALIAÇÃO - IMPERIALISMO